Para que servem os estudos sociais da ciência na América Latina?
Abstract
Não é trivial a discussão entre pares a respeito da utilidade dos estudos sociais da ciência e da tecnologia na América Latina, especialmente quando o objetivo do debate é estimular o intercâmbio de idéias, as atividades de cooperação científica e a formação de redes de investigadores. Antes de tudo, podese então generalizar que os estudos sociais da ciência servem especialmente para refletir. Por um lado e considerando a sinonímia do vocábulo refletir na acepção de reflexionar para evitar dúvidas, os estudos sociais servem para examinar criticamente o desenvolvimento e o papel da ciência e da tecnologia no contexto das sociedades. No caso dos países da periferia da ciência, por exemplo, esses estudos servem para reflexionar sobre: os resultados das políticas ou investimentos do Estado em ciência e tecnologia; a relevância social das pesquisas e tecnologias desenvolvidas localmente; a inclusão social no mundo globalizado por meio da ciência e da tecnologia; os problemas educacionais que afligem nossas sociedades e que fazem com a interação dos cidadãos com a ciência seja tão fraca; e mesmo sobre os rumos do desenvolvimento da tecnociência na presente fase neoliberal do capitalismo. Também seria o caso de pensarmos sobre os reflexos nos contextos periféricos do estreitamento da relação entre ciência e mercado nos países centrais, ou naqueles considerados exportadores de ciência e tecnologia. La discusión entre pares sobre la utilidad de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología en América Latina no es trivial, especialmente cuando el objetivo del debate es estimular el intercambio de ideas, las actividades de cooperación científica y la formación de redes de investigadores. En primer lugar, se puede generalizar que los estudios sociales de la ciencia sirven especialmente para reflexionar. Por un lado, y considerando la sinonimia de la palabra reflexionar en el sentido de reflexionar para evitar dudas, los estudios sociales sirven para examinar críticamente el desarrollo y el papel de la ciencia y la tecnología en el contexto de las sociedades. En el caso de los países de la periferia de la ciencia, por ejemplo, estos estudios sirven para reflexionar sobre: los resultados de las políticas de Estado o de las inversiones en ciencia y tecnología; la relevancia social de las investigaciones y tecnologías desarrolladas localmente; inclusión social en el mundo globalizado a través de la ciencia y la tecnología; los problemas educativos que aquejan a nuestras sociedades y que debilitan la interacción de los ciudadanos con la ciencia; e incluso sobre la dirección del desarrollo de la tecnociencia en la actual fase neoliberal del capitalismo. Se trataría también de pensar en las consecuencias en contextos periféricos de la relación más estrecha entre ciencia y mercado en los países centrales, o en aquellos considerados exportadores de ciencia y tecnología.
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